
Director de orquestra inglês (Stokenchurch, Buckinghamshire, 5 .3.1948 – Cardiff, 23.11.2008). Director Musical da City of London Sinfonia e dos City of London Sinfonia Singers (1971-2008), Organista e «Master of the Music» de St Margaret's, Westminster (1972-1982), Director Musical do London Symphony Chorus (1976-2008) e Maestroo Convidado Principal da Dutch Radio Orchestra (1980-1984), Director Artístico da Northern Sinfonia (1982-1990, Maestro Emérito em 1996); Maestro Associado da San Diego Symphony Orchestra (1983-1984) e da London Symphony Orchestra (1985-2008), Maestro Principal da BBC National Orchestra of Wales 2000-2006 (Emérit0); Director Musical da Ópera Austrália (2005-2008). Foi também director musical de numerosos festivais.
Depois de estudar órgão, piano e composição na Royal Academy of Music (1966–1967), continuou os seus estudos no Queen's College, Cambridge, tendo-se doutorado, em 2003, pela Durham University. Estreou-se como director de orquestra em St John's, Smith Square (1971). Ao longo da sua carreira, Hickox fundou as suas próprias formações musicais (por exemplo, em 1990, fundou com o violinista Simon Standage a orquestra barroca Collegium 90), embora sempre solicitado pelas mais prestigiadas orquestras, dentro e fora do Reino Unido: a Royal Philharmonic, a Bournemouth Symphony, a Royal Liverpool Philharmonic e a Hallé, as sinfónicas de São Francisco, Detroit e Houston; as filamórnicas de Oslo, Rotterdão e Estocolmo, o Mozarteum, em Salzburgo, e a Orquestra da Suisse Romande. Trabalhou também com a English National Opera (1979), a Opera North (1982), a Scottish Opera (1985) e a Royal Opera House, Covent Garden (1985).
Gravou intensamente, sobretudo para a etiqueta Chandos, aí deixando registos dos ciclos completos das sinfonias de Alwyn, Elgar, Rubbra, Tippett, Vaughan Williams, quase todas as de Malcolm Arnold; das óperas de Britten, Vaughan Williams e Walton; peças orquestrais e corais de Britten, Bridge, Delius, Dyson, Elgar, Finzi, Grainger, Howells, Ireland, Moeran, Parry, Sullivan, Tavener, Walton e muitos outros, sem esquecer o seu interesse pelas óperas de Dvorák, Händel, Prokofiev e Vivaldi, as missas de Haydn, Hummel e Schubert, o ciclo sinfónico de Beethoven, as odes de Telemann ou o Requiem de Verdi.