LETRAS
José V. Pina Martins, humanista
Homem de muitos livros, a todos o prendem motivos e interesses; Homem de um só livro a cada tempo, em cada um se deleita como se fosse único, mas a eles volta em familiaridade de conjunto.
AIRES A. NASCIMENTO
Professor da Universidade de Lisboa
Professor catedrático da Universidade de Lisboa (Penalva de Alva, Oliveira do Hospital, 1920). Grande estudioso da História do Livro e do Humanismo renascentista, licenciou-se em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra (1947) e doutorou-se em Paris (1974), cidade onde dirigiu o Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian. Sócio efectivo da Classe de Letras da Academia das Ciências de Lisboa, foi eleito seu presidente, em vários mandatos. É membro também de várias agremiações estrangeiras, entre elas a Academia Nazionale dei Lincei (Roma) e a Academia della Crusca (Florença).
Foi leitor de Língua e Literatura Portuguesa entre 1948 e 1955, na Universidade de Roma «La Sapienza». Em Itália, Pina Martins iniciou-se nos grandes questões da História do Livro e começou a formar a sua biblioteca recheada de preciosidades. Em 1965, anunciou o descobrimento do primeiro incunábulo português, o Tratado de Confisson, impresso em Chaves, em Agosto de 1489. O Professor Pina Martins tem sido responsável, ao longo dos anos, por numerosos estudos e edições de obras magnas Cultura portuguesa.