O actor norte-americano Richard Widmark (Sunrise, Minnesota, 26.12.1914 – Roxbury, Connecticut, 24.3.2008) distinguiu-se como um dos intérpretes mais consistentes de papéis de «duro». O seu primeiro papel no cinema foi em Kiss of Death (1947, de Henry Hathaway), que lhe valeu logo um Globo de Ouro e a nomeação para os Óscares, a que se seguiram outros thrillers, filmes de guerra, filmes negros e outros em que deu vida a personagens muito marcadas, violentas, perturbadas ou portadoras de uma inquietante tensão interior. Apesar desta especial apetência, Richard Widmark foi capaz de introduzir no seu trabalho de actor notas de subtileza psicológica e de jogo fisionómico que fizeram dele um grande intérprete, facilmente se integrando em outros registos dramáticos. Era, aliás, uma das últimas grandes figuras, não só de uma certa época do cinema, mas também de uma certa forma de estar frente às câmaras em que a «presença» tinha uma peso essencial.
Alguns filmes com Richard Widmark:
Night and the City (1950, de Jules Dassin)
Garden of Evil (1954, de Henry Hathaway)
Broken Lance (1954, de Edward Dmytryk)
The Cobweb (1955, de Vincente Minnelli)
A Prize of Gold (1955, de Mark Robson)
Run for the Sun (1956, de Roy Boulting)
The Last Wagon (1956, de Delmer Daves)
Blacklash (1956, de J. Sturges)
Time Limit (1957, de Karl Malden)
The Law and Jake Wade (1958, de John Sturges)
Warlock (1959, de Edward Dmytryk)
The Trap (1959, de Norman Panama)
The Alamo (1960, de John Wayne)
Judgment at Nuremberg (1961, de Stanley Kramer)
Two Rode Together (1961, de John Ford)
Cheyenne Autumn (1964, de John Ford)
The Bedford Incident (1965, de James B. Harris)
Madigan (1968, de Don Siegel)
Death of a Gunfighter (1969, de D. Siegel e Alan Smithee)
Murder on the Orient Express (1974, de Sideny Lumet)
The Sell-Out (1976, de Peter Collinson)
The Domino Principle (1977, de Stanley Kramer)
Against All Odds (1984, de Taylor Hackford)
True Colors (1992, de Herbert Ross)
Cena de Warlock (1959), de Edward Dmytryk
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Trailer do filme Night and the City (1950), de Jules Dassin
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