Quarta-feira, 12 de Março de 2008

O matemático e divulgador científico Nuno Crato foi distinguido com um dos European Science Awards na área da comunicação da ciência, atribuídos pela Comissão Europeia, em Bruxelas, obtendo o segundo lugar na categoria de Melhor Comunicador do Ano.
Nuno Crato é professor de matemática e estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa. O seu gosto pela comunicação da ciência tem-se traduzido em diversos livros e programas na televisão e na rádio.
O júri do prémio destacou a colaboração de Nuno Crato no semanário Expresso (onde desde 1996 escreve artigos de divulgação científica), na Rádio Europa (onde tem o programa diário «3 minutos de ciência») e em programas de televisão (de que o «4xCiência», na RTPN, onde é um dos cientistas residentes, é um exemplo). Como presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática, também tem promovido a matemática entre os jovens.
Da lista de livros de divulgação científica de que é autor, editados pela Gradiva, fazem parte Passeio Aleatório – Pela Ciência do Dia-a-Dia (2007), A Espiral Dourada (2006), Trânsitos de Vénus (2004), Zodíaco: Constelações e Mitos (2001), Eclipses (1999). [Fonte: Público]
Nuno Crato tem-se também distinguido pela sua intervenção em questões educativas, sobretudo pelas posições contrárias às doutrinas pedagógicas que fizeram e fazem moda nas escolas portuguesas, integradas no complexo sistema do «eduquês», expressão que tem consagrado. Nesta área publicou, também na Gradiva, O Eduquês em Discurso Directo: Uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista (2006) e coordenou Desastre no Ensino da Matemática: Como Recuperar o Tempo Perdido (2006).