
Compositor americano que se notabilizou em música para filmes (Brooklyn, Nova Iorque, 7.9.1924 – Woodland Hills, Califórnia, 4.3.2008). Na Califórnia, no imediato pós-guerra, estudou com Arnold Schönberg e Roger Sessions. Em 1952 recebeu uma bolsa para estudar com Luigi Dallapicola, em Tanglewood. Amigo de James Dean, que protagonizava uma peça de Howard Sackler para a qual Rosenman escreveu a música, Elia Kazan convidou-o para fazer a banda sonora de East of Eden (1955). Aaron Copland e Leonard Bernstein encorajaram Rosenman para este regressar à Califórnia. O seu próximo trabalho, em The Cobweb (1955, de Vincente Minelli) confirmaria o seu talento. Ainda em 1955, comporia a música de Rebel Without a Cause de Nicholas Ray, o filme da célebre interpretação de James Dean. Em 1966, escreveria a surpreendente partitura para o filme Fantastic Voyage de Richard Fleischer. A sua carreira de compositor de música de filmes abrange uma centena de películas, salientando-se a que compôs para Barry Lindon (1975, de Stanley Kubrick) Bound for Glory (1976, de Hal Ashby), pela qual foi distinguido com a atribuição de dois Óscares, mas também de Edge of the City (1957, de Martin Ritt), The Outsider (1961, de Delbert Mann), A Man Called Horse (1970, de Elliot Silverstein), The Lord of the Rings (1978, animação, de Ralph Bakshi), Cross Creek (1983, de Martin Ritt), Star Trek IV: The Voyage Home (1986, de Leonard Nimoy). Compôs também a música de numerosas séries para televisão.