ANNUALIA é uma publicação da Editorial Verbo.
A designação Annualia contém, em si, um programa que é simultaneamente um compromisso de periodicidade e de actualidade.
ANNUALIA é uma publicação anual cujo conteúdo diz respeito a um dado período de tempo. Esta definição, porém, pode erradamente induzir a ideia de que constitui apenas um olhar por cima do ombro, um registo do já acontecido. Cumpre também essa importante função, mas as suas balizas temporais projectam o seu conteúdo mais adiante, no futuro próximo, perspectivando o que está por vir e por acontecer.
ANNUALIA 2007-2008 continua fiel a este programa, expresso num formato e numa organização de conteúdos que tende a afirmar-se como um ponto de referência na edição portuguesa, assegurando o equilíbrio entre várias dimensões da Cultura.
ANNUALIA tem apresentado, volume a volume, textos de primeira qualidade, quer sejam as grandes reflexões temáticas, quer sejam as grandes visões de conjunto de assuntos da maior importância e pertinência nos dias de hoje.
Annualia continua a dar uma grande atenção ao mundo contemporâneo e a tudo o que vai moldando a nossa realidade, seja nos domínios avassaladores da novidade e da investigação científica, seja no campo das novas análises e formulações de velhos problemas.
As efemérides constituem, de novo, uma oportunidade para descobrir ou revisitar personalidades, autores, obras, instituições ou factos históricos, reflectir sobre eles, muitas vezes com uma importantíssima nota inovadora.
O volume ANNUALIA 2007-2008 continua a destacar e homenagear personalidades de diversas gerações e sectores de actividade, como forma de reconhecimento dos seus percursos humanos, científicos ou artísticos, e por outro lado a evocar, com saudade e algumas vezes com emoção, algumas figuras recentemente desaparecidas, dando relevo à obra que nos legaram.