Colunista conservador americano (Nova Iorque, 24.11.1925 – Stamford, 27.2.2008), fundador da National Review. Oriundo de uma família ligada ao negócio do petróleo. Trabalhou para a CIA depois de ser desmobilizado do exército, em 1946, tendo prestado serviço no México onde foi acusado de conspirar contra o governo daquele país. Formado em Yale, em 1950, escreveu um livro sobre o afastamento daquela Universidade dos princípios fundadores. Escreveu durante anos para o The American Mercury até que, em confronto com a política liberal da administração Eisenhower, fundou a National Review.
Apontado como influente mentor político, por Ronald Reagan, por exemplo, a coluna de Buckley intitulava-se justamente «On the Right». Em 1965 concorreu às eleições para mayor de Nova Iorque, pelo Partido Conservador, tendo obtido 13% dos votos.
Entre 1966 e 2000, manteve um talk show político com o título «Firing Line». Polémico, tomou numerosas posições controversas, e foi por mais de uma vez penalizado por questões do âmbito financeiro. Escreveu também uma série de livros policiais, cujo protagonista é um espião da CIA chamado Blackford Oakes.