Quarta-feira, 6 de Fevereiro de 2008

Quarta-feira de Cinzas

Quarta-feira de cinzas (fragmento)
de T. S. Eliot
trad. A. Herculano de Carvalho
 
Porque não tenho esperança de tornar de novo
Porque não tenho esperança
Porque não tenho esperança de tornar
A apetecer estes humanos dons e aquele humano fito
Já não me empenho em me empenhar por coisas tais
(Porque há de a águia velha abrir as asas reais?)
Para que hei de carpir
O poder, que se foi, do império vulgar?
 
Porque não tenho esperança de conhecer de novo
A débil glória da hora positiva
Porque não imagino
Por conhecer que não conhecerei
O único poder transitório verídico
Porque não vou beber
   Ali onde as flores das árvores e as nascentes correm, pois lá  já nada  existe.
 
Porque vejo que o tempo é sempre o tempo
E o lugar é sempre e sòmente o lugar
E aquilo que é real é real uma só vez no tempo
E só para um lugar
Regozijo-me por serem as coisas como são e
Renuncio à face abençoada
E renuncio à voz
Porque eu não posso esperar tornar de novo
Portanto, regozijo-me, pois devo qualquer coisa construir
Para meu regozijo
E peço a Deus que tenha compaixão de nós
Peço para esquecer
Estas coisas que eu discuto demais comigo próprio
Que explico demais
Porque eu não tenho esperança de tornar de novo
Que estas palavras respondam
Pelo que está feito e não o será de novo
Que o julgamento não seja duro demais para nós
 
Porque estas asas já não são asas para voar
Mas apenas joeiras para bater o ar
O ar que agora é por tôda a parte estreito e sêco
Mais estreito e mais sêco que a vontade
Ensinai-nos a inquietarmo-nos e a não nos inquietarmos
Ensinai-nos a estar tranquilos.
publicado por annualia às 11:02
link | comentar
ANNUALIA
annualia@sapo.pt

TWITTER de Annualia

Artigos Recentes

Prémio de Poesia Luís Mig...

Prémio Pessoa 2009/ D. Ma...

Prémio Goncourt de Poesia...

Prémio Cervantes 2009/ Jo...

O Homem da Capa Verde

Anselmo Duarte (1920-2009...

Francisco Ayala (1906-200...

Claude Lévi-Strauss (1908...

Prémio Goncourt/ Marie Nd...

Alda Merini (1931-2009)

Arquivo

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

tags

todas as tags

pesquisar

 

Subscrever feeds

blogs SAPO