Bailarino e coreógrafo americano (Centralia, Washington, 16.4.1919 – Nova Iorque, 27.7.2009). Estudou em Washington e depois na Carnish School of Fine and Applied Arts, de Seattle, ampliando os seus conhecimentos de modern dance na Bennington School of Dance e na Martha Graham School ao mesmo tempo que se iniciava no ballet clássico estudando na School of American Ballet, de Nova Iorque. Em 1940 ingressou como solista na Martha Graham Dance Company, onde permaneceu até 1945 e se impôs pela sua personalidade e originalidade. Em 1943 iniciou a sua carreira de coreógrafo, criando o seu próprio estilo, no qual tiveram grande influência o compositor John Cage, a música concreta, a arte abstracta e as novas concepções da criação coreográfica. O seu estilo poderoso caracterizou-se sobretudo pela total anulação de qualquer suporte narrativo e pela utilização de objectos, imagens, jogos de luzes e efeitos cromáticos. Tornou-se uma das mais brilhantes personalidades da modern dance e da arte de vanguarda e um mestre e teorizador de grande prestígio. Em 1953 criou a sua própria companhia, a Merce Cunningham Dance Company, com a qual percorreu o Mundo, dirigindo cursos em numerosas escolas e universidades dos EUA. Entre os seus principais trabalhos, podem mencionar-se: The Wind Remains, Totem Ancestor, Four Walls, Dream, The Monkey Dances, 16 Dances for Soloits and Company of Three, Suite for Five, Untitled Solo, Waka and Handss-Birds, Suite by Chance, Un jour ou deux, Rebus, Squaregame, Travelogue, Fractions, Locale...
Uma coreografia de Merce Cunningham :
Ver notícia no Público